Comunicado 18/09/2020

Senhores pais, queridos alunos

Gostaria de ser portadora de boas notícias, mas não é o que está acontecendo.

Tivemos uma reunião com a Secretária da Educação de Tatuí (Sra. Marisa Aparecida Mendes Fiusa Kodaira) e com o Secretário Jurídico da Prefeitura Municipal de Tatuí (Sr. Renato Pereira de Camargo) para discutirmos e trocarmos ideias sobre o retorno das aulas presenciais de forma gradativa e opcional. Neste encontro estiveram presentes a maioria das escolas particulares de Tatuí.

Como é de conhecimento de todos, no feriado de 07 de setembro houve um movimento intenso da população para o litoral paulista, o que pode comprometer nosso retorno. Se não houver aumento de incidência de novos casos, o que será avaliado em 21 de setembro, existe a possibilidade de retorno gradativo em outubro próximo. Muitas escolas não retornarão.

Existe muita apreensão, pois trata-se de vidas e ninguém quer assumir a responsabilidade do retorno.

Na reunião questionei o retorno de cursos livres, academias, restaurantes. Creio que para todos vocês também seja difícil de entender.

No dia 21 de setembro teremos novo posicionamento da Prefeitura. Se tivermos aumento de casos de Covid-19 teremos nova paralização.

Algumas escolas pensam em retornar, outras não retornarão. A decisão da escola também é muito difícil. Cumprir os protocolos sanitários não é problema, distanciamento também não, mas será que com o movimento de várias famílias retornando às aulas presenciais não teremos aumento de contaminação? Os professores que fizerem parte do grupo de risco não retornarão o que obriga a escola a mantê-los em aulas online. São vários procedimentos conflitantes. Continuaremos com as aulas online para os alunos que ficarem em casa.

Como fizemos uma pesquisa para sabermos dos pais sobre o retorno de aulas presenciais (muitos não responderam) e dentre os participantes existem alguns que desejam o retorno, então estamos encaminhando o modelo de Declaração a ser assinado pelos responsáveis interessados pelo retorno (download abaixo). Essa Declaração deverá ser entregue na secretaria do colégio até o dia 28 de setembro para que a escola se organize quanto ao número de alunos (se for um número significativo haverá rodízio). Precisamos nos organizar para retornarmos em 07 de outubro para o Ensino Médio e 07 de novembro para o Ensino Fundamental, até disposição contrária. A decisão final é da Prefeitura, ela não impede a volta, mas se aumentarem os casos de contaminação, ela determina o fechamento e a escola é obrigada a acatar.

Estamos tentando fazer parte da solução e não do problema, daí prepararmos estratégias que nos permitam voltar ou continuar com aulas online. Nossas salas de aula estão recebendo tecnologia eficiente para gravarmos as aulas. Estamos fazendo o nosso melhor para que vocês recebam uma educação de qualidade.

 

“JUNTOS SOMOS MAIS FORTES”

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