De repente… 1º ano

É um período de transição. Mais responsabilidades, tarefas, enfim. Mas isso deve acontecer aos poucos.

Vale a pena lembrar aos pais que há alguns anos, a pré-escola foi englobada no Ensino Fundamental, passando de oito para nove anos. As crianças do 1º ano, apesar da lei, continuam se desenvolvendo como crianças de 6 anos no aspecto físico, socioemocional e cognitivo.

Cada criança tem seu próprio processo na ALFABETIZAÇÃO. Algumas crianças começam a decifrar as primeiras palavras por volta dos 5 anos, enquanto outras ainda estão aprendendo as letras e só vão começar a ler tempos depois, por volta dos 7 anos de idade. Nesse período, é comum que pais e mães se preocupem com o desenvolvimento dos filhos. Muitas vezes acontecem comparações com os colegas de classe da escola, ou até mesmo entre irmãos, pensando que a criança está atrasada ou então que é cedo demais para incentivá-la a se alfabetizar.

 

INCENTIVAR SEM PRESSIONAR

 

Se analisarmos bem, o processo de alfabetização e letramento se inicia muito antes do que percebemos. Desde o nascimento, a criança tem a curiosidade e a vontade de aprender. Isso pode ser estimulado de diversas formas ao longo da infância, sendo uma das principais delas a brincadeira.

Brincar é a forma como as crianças aprendem sobre o mundo à sua volta e constroem seus conhecimentos de forma natural. Por isso, incentivar o contato com o mundo da leitura em forma de brincadeiras, de músicas e, claro, de livros, é importante para que a criança consiga aprender a ler e escrever mais naturalmente e sem dificuldades.

De qualquer forma, o fato de a criança mostrar interesse e gosto pela leitura mais cedo ou mais tarde não quer dizer que ela tenha maior ou menor capacidade intelectual. Por isso, as famílias não precisam alimentar expectativas e muito menos pressionar os filhos nessa fase: Ao invés disso, aproveitar diariamente para viver momentos significativos de leitura e brincadeiras, junto com os filhos, torna o aprendizado um desafio muito mais prazeroso.

 

Atenciosamente,
Direção/Coordenação
06.03.24